História


A COMUNIDADE NOSSA SENHORA DO PARAÍSO

Capela Nossa Senhora do Paraíso
1ª Capela Nossa Senhora do Paraíso


2ª Capela Nossa Senhora do Paraíso
2ª Capela Nossa Senhora do Paraíso
A Comunidade surgiu a partir da união das duas capelas que existiam no bairro Resplendor, a do Senhor do Bom Jesus e a de Nossa Senhora das Dores, e também do crescimento da população do bairro.
A capela do Senhor Bom Jesus surgiu com o apoio do Fráter Henrique, que celebrava e se dedicava muito à capela. E os poucos moradores do bairro e dos bairros vizinhos vinham sempre participar conosco. 
Capela Senhor do Bom Jesus
Capela Senhor do Bom Jesus
A capela de Nossa Senhora das Dores surgiu a partir de uma decisão do Pe. Mário, pois os moradores próximos do Retiro dos Padres sempre se reuniam e celebravam no Cruzeiro, mas por motivo do local não oferecer condições de segurança e conforto por ser ao céu aberto, decidiram começar a celebrar na capela dos vicentinos na beira da estrada sentido à Farofa.


Capela Nossa Senhora das Dores
Capela Nossa Senhora das Dores
Cruzeiro
Cruzeiro













No início as capelas tinham celebrações distintas “cada uma no seu canto”, mas logo o Pe. Mário, que era o Pároco na época, deu um jeito de nos unir. Então começamos a partilhar as celebrações, festas, quaresmas, catequese… um dia era numa outro dia na outra, e assim abrangíamos a todos os moradores sem prejudicar ninguém. Mas logo o bairro foi ficando mais povoado e as capelinhas começaram a ficar pequenas e já se pensava em uma nova construção. Com muito esforço e lutas as capelas faziam de tudo para arrecadar fundos para a nova sede e um novo terreno. Ainda assim não era o suficiente, foi aí que em 2011 recebemos a doação de um terreno de uma família muito iluminada por Deus.
No entanto havia uma preocupação: qual seria o nome da capela, já que as duas capelas se uniram, qual o padroeiro iria predominar. Então o Pe. Mário, por sua experiência e conhecimento, apresentou à Comunidade o nome de uma Padroeira que no Brasil ainda era pouco conhecida, mas que na Itália em Mazara Del Vallo é de grande devoção: MARIA SS. DEL PARADISO, traduzindo Nossa Senhora do Paraíso. E depois de ouvir a história a Comunidade decidiu por ser esta a padroeira.

Nossa Senhora do Paraíso
Nossa Senhora do Paraíso

 No dia 3 de novembro 2011, que é o dia da padroeira, celebramos a primeira missa no terreno debaixo de uma grande árvore. E a partir do ano de 2012 nos organizamos e improvisamos um galpão simples e começamos a realizar nossas celebrações e atividades já no novo local. Mesmo assim o local já estava ficando pequeno, e a preocupação e a proposta desde o início dos Párocos era ser uma grande igreja e que pudesse ser tornar uma Paróquia. Então o Pe. Francisco sondou as terrenos vizinhos e junto com o conselho e a Comunidade resolveram realizar uma troca, para um terreno um pouco maior, que fica na mesma avenida, um pouco mais a frente do local. Então nossos esforços e desempenhos estão voltados para a construção da nova sede, que deve iniciar em breve, com as graças de Deus.
As Celebrações da Palavra acontecem nos 2º, 4º e 5º domingos às 09h e as Missas nos 1º e 3º domingos, também às 09h. Temos ainda a Adoração ao Santíssimo, o Movimento Mãe Rainha, a Catequese e Grupo de Jovens Conhecidos Pelo Amor.
A nossa Comunidade fica muito honrada e gratificada com a participação e desempenho das pessoas e famílias que se doaram e contribuíram, e as que continuam a se dedicar pra valer neste projeto, e na nossa história, pois pela fé nós nos erguemos e pela fé alcançaremos  o nosso objetivo final.

A comunidade fica situada na Av. Miguel Paes, nº 726, no Bairro Resplendor, e convida a todos para participarem conosco.

Que NOSSA SENHORA DO PARAÍSO interceda por vós e derrame muitas benção sobre todos!

Futura sede da Comunidade Nossa Senhora do Paraíso


Créditos do texto: Jusinéia Alves
Créditos das imagens: Google Street View

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial